06
Ago
2025
5 maus hábitos que prejudicam seu desempenho como líder
Ser um bom líder exige uma combinação de várias habilidades. Inspirar, conquistar a confiança da equipe e motivar as pessoas faz toda a diferença não só no desempenho do time, mas também na retenção de talentos. Segundo uma pesquisa, 80% dos profissionais ficariam mais tempo em um emprego se confiassem em seus gestores.
Parte importante dessa capacidade de liderar é ter presença. Um estudo divulgado pela Coqual (antiga Center for Talent Innovation) mostra que a chamada “presença executiva” – ou seja, parecer e agir como um líder – representa 26% do que é necessário para alcançar cargos de alto nível.
“Se eu tivesse que resumir, diria que os dois pilares de uma liderança forte e bem-sucedida são autenticidade e confiança”, afirma a coach de liderança Serena Palmer.
Mas alguns hábitos podem enfraquecer esses pilares. Para Palmer e outros especialistas, o primeiro passo é reconhecer esses comportamentos e buscar formas de corrigi-los.
1. Parar de pensar só em você e começar a pensar no time
Muitos líderes têm dificuldade em fazer a transição de colaborador individual para gestor responsável por um grupo.
A especialista Emily Walton explica que isso pode aparecer de várias formas: dar mais importância ao próprio papel, microgerenciar ou não valorizar o trabalho da equipe.
“Quando você assume uma posição de liderança, tudo passa a ser sobre o coletivo. E isso é essencial, porque fortalece sua rede e faz com que as pessoas confiem mais em você. Elas acreditam que você vai defendê-las e agir com honestidade e autenticidade”, diz Walton.
2. Fugir das decisões difíceis
A pesquisa da Coqual identificou que a “gravitas” – termo em latim usado para se referir à capacidade de manter a calma sob pressão, inspirar confiança e ter coragem para dizer verdades incômodas – é o principal componente da presença de liderança, segundo 67% dos entrevistados.
Um dos caminhos mais rápidos para perder a confiança da equipe, de acordo com Walton, é tentar agradar a todos – especialmente quando decisões difíceis precisam ser tomadas.
“Se você vive tentando agradar todo mundo, vai acabar frustrando tanto sua equipe quanto seus colegas. Ninguém vai saber de que lado você está e a confiança vai embora”, explica.
Outro erro comum é não agir – por exemplo, permitir que comportamentos inadequados continuem em vez de confrontá-los diretamente. Isso enfraquece sua autenticidade como líder e pode levar à perda de talentos.
3. Estar sempre ocupado, mas sem entregar resultados
Se você vive dizendo que está atolado de trabalho, mas os resultados não aparecem, “quem está ao seu redor – ou
acima de você – vai começar a pensar: ‘não posso confiar mais responsabilidades a essa pessoa’”, alerta Nicole Hart, especialista em marca pessoal.
Muitas vezes, pessoas inseguras fazem isso para tentar provar que são indispensáveis. Mas bons líderes sabem priorizar e focar no que realmente gera impacto.
4. Espalhar negatividade
Reclamar o tempo todo, compartilhar problemas pessoais que não têm nada a ver com o trabalho, dar feedbacks agressivos ou depreciar as próprias ideias são atitudes que corroem a credibilidade e afetam negativamente a conexão com a equipe.
“Liderar exige visão. E ter visão significa enxergar oportunidades ainda não exploradas. Líderes negativos não conseguem inspirar inovação nem conquistar a lealdade das pessoas”, explica Hart.
5. Esconder sua vulnerabilidade
Fingir que sabe tudo ou nunca admitir erros também prejudica sua imagem. O mesmo vale para quem evita mostrar qualquer sinal de vulnerabilidade.
“Quando um líder não se mostra vulnerável, ele impede que a equipe se sinta segura para expor suas dificuldades”, diz Palmer.
Se você desconfia que sua liderança pode estar sendo abalada, o ideal é tentar entender o que está afetando a confiança das pessoas, recomenda Walton.
“Assuma a responsabilidade, mostre o que pretende fazer de diferente e cumpra o que prometeu. Caso contrário, vai ser apenas um discurso vazio. E isso não muda a forma como as pessoas se sentem.”
Voltar para notíciasFonte: Fast Company Brasil